ALTA PERFORMANCE NO MUNDO EQUESTRE

Como o trabalho de Alta Performance pode ajudar os atletas de hipismo a conquistarem os resultados tão desejados nas pistas.

Assim como em diferentes áreas, os esportes hípicos vêm em uma constante evolução. Cada vez mais atletas se dedicam ao processo de aperfeiçoamento, investindo em bons animais para sua montaria, equipamentos, bons treinadores, clínicas e tudo o que se pode utilizar em busca de uma melhor performance. Nem sempre, entretanto, os resultados chegam da forma desejada e pouca gente se dá
conta que o problema pode estar na mente. É aí que entra o trabalho de Alta Performance, um recurso muito usado no campo empresarial e de profissionais liberais, que começa a chegar também nos esportes, sejam eles amadores ou profissionais.

No Brasil, quem vem realizando esse trabalho de forma pioneira no hipismo é a profissional de Alta Performance, a psicóloga esportiva e clínica Luciana Meireles, com mais de 24 anos de experiência, Mestre pela Universidade do Minho (Portugal).

Formada também em Educação Física, ela conta que já atuava com outras modalidades, com empresários e profissionais do mercado financeiro, até que percebeu que poderia levar sua experiência para o hipismo, aproveitando sua história de relação com os cavalos que vem desde a infância, passando por um longo período que praticou o hipismo.

Doutora Luciana, lembra que o primeiro envolvimento profissional com a área esportiva foi em 1997, quando iniciou estágio em psicologia, trabalhando com tenistas e na área clínica na Universidade. Já se identificava muito com a área esportiva e trabalhando na área gostou ainda mais. Em 2008, se formou em Educação Física, ampliando ainda mais a atuação na área esportiva e clínica. A formação em coaching em 2008 colaborou para o trabalho de Alta Performance. Ao chegar em casa, em tom de brincadeira, seu marido lhe perguntou qual atleta ou time ela iria treinar. Coach, na tradução literal para o português, é treinador. “Foi uma brincadeira, mas daí veio o insight. Sou uma especialista em Alta Performance que trabalha com todas as faixas etárias. Não só o aspecto mental, mas também outras questões que influenciam diretamente na performance”, conta.

Segundo a especialista, seu trabalho contempla um público bem diversificado e no hipismo está concentrado em atletas de formação e profissionais. “O público que atendo vão desde crianças até idosos, sejam eles estudantes, executivos, empresários ou atletas. Visa não só o aspecto mental, colaboro para a performance no aspecto 2 estratégico, tático ou operacional. Com os atletas nos fatores técnicos, táticos e físicos, ou seja, todos os aspectos que envolvem a performance. O trabalho é realizado em conjunto com à equipe técnica e o técnico tem uma importância enorme no processo”,
explica Luciana Meireles.

As contribuições são inúmeras, como por exemplo, aumentar o controle do nível de ativação da ansiedade, elevar o nível de concentração, lidar com a pressão, o medo, as adversidades do mundo competitivo, amentar a eficácia da comunicação com o treinador e os pais, analisar as competições de forma eficaz, aumentar a alta performance e outros.

Por meio da empresa LM Alta Performance, disponibiliza programa de estratégias que visa o crescimento da organização, a busca por melhores resultados.

Auxilia os empresários no desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias para o alcance da alta performance no ambiente empresarial.

Desempenho e sucesso.

A profissional explica que o trabalho começa já no entendimento da demanda do cliente, do que será necessário para que alcance o objetivo. Os passos seguintes envolvem a realização do diagnóstico (pré-teste), educacional, cognitiva e a avaliação (pós-teste). A Alta Performance, considera que cada pessoa durante o treinamento apresentará a sua evolução, independentemente de serem crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Em qualquer área onde atuem – estudantes, executivos, empresários, atletas, inclusive os envolvidos no mundo do cavalo, como também atletas que competem em alto nível.
A glória ou o fracasso! A pressão que aqueles intermináveis segundos impõem aos atletas dos esportes equestres levam muitos deles ao limite, ao extremo do esgotamento físico e mental. Nessa mesma linha estão os profissionais que atuam no mercado financeiro. Para a tomada de decisão correta é preciso estar mentalmente muito bem-preparado e é exatamente onde entra o trabalho da LM Alta Performance.
A especialista conta que percebeu a relação próxima entre o esporte e o mercado financeiro, no que se refere a pressão, volatilidade e a necessidade preeminente de resultados. Para atender esse público desenvolveu o Programa Olímpico. “É baseado em estudos científicos, na minha experiência de mais de 24 anos no mundo esportivo, com atletas de formação e profissionais, em diferentes modalidades e no atendimento clínico. O objetivo é auxiliar os profissionais do mercado financeiro a conseguirem reconhecimento e alcançarem a Alta Performance”, revela a doutora.

Conforme destaca a especialista, a evolução durante o treinamento é influenciada por diferentes fatores, como por exemplo o ambiente competitivo ou de trabalho, a equipe e até o próprio cliente. Por isso mesmo é difícil determinar um tempo para que os resultados apareçam. No entanto, diz que há clientes que apresentam mudanças a partir dos 3 meses, outros em 6 meses ou até 1 ano.

3.

No trabalho voltado aos atletas, explica que em todas as modalidades, a performance é acompanhada por uma combinação de fatores técnicos, táticos, biológicos, sociais e psicológicos (autoconfiança, concentração, motivação e outros). “Ao atingir um elevado nível técnico e tático, o fator psicológico é o que vai fazer a diferença. Para que o talento e as potencialidades físicas e técnicas atinjam o nível
máximo de desempenho, o atleta precisa também estar mentalmente forte”, pontua.

Dra. Luciana Meireles é especialista em Alta Performance para atletas do hipismo e outras modalidades, formada em Psicologia e em Educação Física, Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade do Minho – Portugal. Trabalha como psicóloga clínica e esportiva há mais de 24 anos. Fundadora da Empresa LM Alta Performance em Desenvolvimento Humano e de Negócios. Dra. Luciana é palestrante, com atuação no exterior em diversos temas para empresas de pequeno a grande porte, assessora
em Psicologia do Esporte para atletas, treinadores e pais em diferentes instituições, contextos e modalidades.