ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA SP E HORSE: Psicologia do esporte aplicada ao hipismo

“Se a cabeça do cavaleiro não funciona as patas do cavalo não rendem”

Analisando-se o desporto mundial, podemos observar que cada vez mais os profissionais do esporte desenvolvem técnicas e táticas aplicadas ao esporte para que no momento da competição o atleta possa apresentar o seu rendimento máximo. Mesmo assim, muitos atletas têm falhado, pois o fator psicológico também deve ser trabalhado. 

Por isso, a Psicologia do Esporte se propõe a investigar as causas e os efeitos das ocorrências psicológicas apresentadas pelo ser humano antes, durante e depois da prática esportiva. 

No entanto, os atletas do hipismo podem se perguntar: Como a psicologia do esporte pode me ajudar? É possível o excesso de ansiedade do cavaleiro interferir de modo negativo no rendimento do conjunto (atleta/cavalo)? 

Hoje verificamos que o rendimento dos atletas de todas as modalidades, incluindo o hipismo, é acompanhado por uma combinação de fatores técnicos, tácticos, biológicos, sociais e psicológicos (autoconfiança, concentração, motivação, entre outros). Porém, depois que o atleta adquiriu um certo nível técnico e táctico, o fator psicológico é que vai fazer a diferença no seu desempenho em relação ao dos outros. Enfim, para que o seu talento e a sua habilidade física e técnica atinjam o nível máximo é preciso que as habilidades mentais do cavaleiro também sejam desenvolvidas e se refletem no seu rendimento, ou seja, o atleta precisa ser mentalmente “forte”. 

SPA HORSE 

Assim, a psicologia do esporte aplicada ao hipismo surge no Brasil para possibilitar aos atletas dessa modalidade esportiva um melhor rendimento por meio da construção de uma relação eficaz entre o local de treino, o instrutor e o atleta, além de ser um ótimo auxiliar no trabalho de planificação técnica e táctica desenvolvido pelo instrutor. 

Adotar atitudes positivas diante das dificuldades, encarar o medo como desafio, alcançar um nível de ansiedade favorável ao rendimento, concentrar a atenção nos saltos dos obstáculos e na qualidade dos movimentos realizados com o cavalo são alguns aspectos trabalhados pela psicologia do esporte no hipismo. EPH

Artigo publicado por Luciana de C. Bidutte na revista SP E HORSE – JULHO 2003